Minha vida antes e depois de Dave Matthews Band

Tenho que agradecer a minha namorada pela minha alegria sonora e minha nova cultura auditiva. Eu era antes e depois de Dave Matthews Band. Eu adorava bandas de punk rock, de heavy metal e curtia muito as nuances doidas do Green Day. Mas meu mundo sonoro ruiu quando escutei, pela primeira vez, a banda de gênios da música. Ao primeiro momento, a mistura de um saxofone (Leroi Moore), de um violino (Boyd Tinsley), um baterista (Carter Beauford), um baixista (Stefan Lessard) e um violonista (Dave Matthews) parece tender ao jazz, mas a rica mistura coloca essa banda de Dave Matthews acima de qualquer qualificação rotulista. A genialidade das composições de Dave, aliada a um talento extraordinário da banda colocam a Dave Matthews band, em princípio, como um blockbuster, um vendedor de Cds. Ledo engano. Como fomos adocicados por bandas ruins ou então com alto QI (Quem indique…), e os CDs de coisas muito piores vendem menos.

Mas vamos voltar a DMB. A banda se criou não na venda de cds criados por produtores, e sim pelo talento de cada integrante. Cada um com sua capacidade de dar ao ouvinte um som raro e realmente diferente – uma canção é uma canção, não uma cola de outra.

Quando você escuta pela primeira vez a música #41, e também a Space Between e Crush, percebe-se que não há uma musica que se parece com outra, que cada música é original. A Banda se criou em shows ao vivo, sem músicas repetitivas de shows e nenhuma música é igual a outra em outro show. O improviso é uma característica da banda, o que garante um quero mais e um bis. Outra característica impressionante – os CDs de música ao vivo duram, em média, 3 horas! A maioria das bandas se cansa em 40 minutos, e cobram muito caro para isso…

Eu adoro a DMB, recomendo, para começar, a música Crush, Captain, #41, Dreaming Tree, e o CD Listener Support inteiro… Inteiro mesmo!

~ por professormateus em novembro 17, 2008.

Deixe um comentário

 
