Caiu toda a água do céu

Morar em Itapoá é gostar de ser aventureiro e levar para qualquer lugar um bom guarda-chuva. Numa cidade off-road, onde as estradas ainda são sonhos distantes dos fervorosos eleitores do Ervino, as poças d’água são parte fundamental da paisagem. A paisagem ainda proto-urbanizada, numa mistura de pré-história de turismo com bucolismo rural vive a realidade trágica de cair em um dia a quantidade de um copo de água. Parece pouco, porque medimos em garrafas milimetradas, mas um copo cheio de água é que caiu muita água em Itapoá. A taxa de 200 mm em três dias é superior ao que chove em um mês, principalmente no mês de novembro. Tudo bem que os meses mais “molhados” são os do verão, mas o mais incrédulo não desconfiava que essa chuvarada iria dar o que falar.

Hoje eu tive uma experiência que não vou esquecer – eu fui ver a casa de uma amiga da minha vizinha Denise, e vi a casa da mulher sendo devorada pelo sedimento e pelas águas. Ela morava em um terreno de baixa altimetria e no fundo do seu quintal tinha um rio. Isso mesmo, um rio. Por sorte, a água atingiu poucos centímetros, mas se essa casa tivesse um muro, eu veria algo monstruoso na minha frente.

Uma calamidade como essa seria amplamente noticiada pelos meios de comunicação da cidade. Não tenho rádio, e isento esse meio de comunicação de qualquer culpa, apesar que fiquei o dia inteiro de butuca na FM 99 e nada foi dito, apenas musicas felizes para os sortudos que ganharam o dia de folga. A rádio comunitária fez uma boa cobertura, e, com as dificuldades de conseguir conectar o sinal, consegui ver alguns informes e entrevista com o prefeito. Esse meio de comunicação fez a sua parte. O site Itapoa.com.br fez a cobertura com uma notícia e muitas fotos e um vídeo (até as 19 horas eu olhei no site). Dos jornais vendidos na cidade que tem página na internet, apenas a Gazeta de Itapoá deu uma boa notícia. O resto, nada aconteceu em Itapoá?

Dai eu pensei: como que acabaremos com o problema das cheias? Vamos julgar o problema num próximo post.

~ por professormateus em novembro 13, 2008.

Deixe um comentário

 
