Mandrivai-vos e sejai-vos feliz

Eu era um Ubunteiro. Gosto do Ubuntu, até idiotas como eu conseguiram instalar o sistema. Parecia fácil, de personalizar e de utilizar. Tirando a Wireless e alguns drivers que tinhamos que instalar, parecia ser a distro perfeita. Parecia. Como eu viajo muito, eu gasto a bateria do notebook, que no Gnome durava apenas 1:45. Queria usar KDE, ver no que dava. Mas estava enjoado da textura cocô do Ubuntu – e da sua eterna ineficácia na sua placa de vídeo. Dai instalei o Mandriva. Nome estranho, resultado da junção entre a Conectiva de Curitiba com a francesa Mandrake. Muitas pessoas falam muito bem do Mandriva, que era uma distro muito estável e que tem pacotes novos a toda hora. No primeiro contato, uma encrenca a resolver – a questão da internet da claro. O Kppp não funcionava, eu tinha que tentar outra coisa, e dai eu instalei o velho e útil wvdial. Deu certo. Tenho que ainda resolver a maldita interferência do modem com o pulseaudio – estou procurando, faz tempo, essas informações. Tirando essas pequenas dores de cabeça, estou usando o KDE – leve, limpo, bonito. Queria algo a mais do que o premiado KDE 3.5.9. Me arrisquei com o arisco KDE 4, ainda temido por muita gente (principalmente Slackers). A transição Gnome-KDe está sendo bem tranquila pra mim, mas sinto falta de algumas funções de superusuário, que tinha no gnome. Vou instalar hoje o novo Mandriva, que saiu do forno hoje ainda. Um dist-upgrade fazendo isso. Quero ver como que se faz com o URPMI, que é muito bom, tão bom como o apt-get.

Eu posto logo para ver as novidades da Distro Mandriva 2009.0

~ por professormateus em outubro 10, 2008.

Deixe um comentário

 
