Pernas pra que te não quero…

Senti o peso da idade – e da barriga. Quando era mais moleque, corria, caia no chão, fazia estripulias, era viciado de futebol, 24 horas por dia. Não escondo que tinha o sonho de ser jogador de futebol. Mas os incentivos dos colegas foram mais fortes – “pereba, perna de pau, frangueiro” (quando eu aparecia no gol). Os incentivos são a marca do futebol brasileiro. Pelo alto nível dos nossos atletas profissionais e semi-profissionais, o amadorismo torna-se realmente bem equilibrado. Todos sonham com uma chance. Tem ainda aqueles comentários fatídicos – ah, eu fazia; eu e o Asaf contra a reca; eu sou o centro-avante. Claro que a inventividade da molecada vai além do real, do óbvio. Muitos sonham em ser Ronaldinho Gaúcho, outros Kaká, e os ruins, como eu, Zidane.

Como eu tava falando, senti o peso da minha idade. Já não tenho mais aquela velocidade de Euller, mas eu tenho a categoria de um Pirlo. Se falta velocidade, ganho em experiência. Mas não suporto correr mais do que meia hora – tenho que dosar as energias, como faz o Riquelme. O problema é a insistência dos outros – “volta pra marcar”, “me ajuda na marcação”, “marcação homem a homem” (dispenso essa última). Nisto meu futebol arte vai se transformando num legítimo futebol operário.

Pernas pra que te não quero…

~ por professormateus em junho 25, 2008.

2 Respostas to “Pernas pra que te não quero…”

  1. UURRGGHHH.. papo de futebol, eca!

  2. Agora um comentário mais objetivo. Esta frase “Os incentivos são a marca do futebol brasileiro” precisa de alguma companhia. Como assim? Por que os incentivos sao a marca do futebol brasileiro? A idéia ficou sozinha, abandonada… Tadinha… Tu tava muito bem falando disso e saiu falando do amadorismo… Pra mim, q nao entendo nada de futebol, ficou sem nexo.

Deixe um comentário

 
